Dica de inclusão digital: jogo da memória de Matemática

Trabalhando com os descritores da PROVA BRASIL nas aulas de reforço na escola.

—-

Olá, Educadores.

Toda criança que está na escola pode aprender.

Nossa proposta nesta série de dicas é ajudá-los a desenvolver em seus alunos as habilidades básicas de leitura e resolução de problemas. Elas serão úteis em todas as disciplinas e para o resto de suas vidas.

A dica de hoje é para quem trabalha nos laboratórios de informática das escolas, em atividaes de inclusão digital.

A sugestão é o Jogo da memória de Matemática: expressões equivalentes, disponível no Portal da Revista Nova Escola (http://bit.ly/Tdw9k5). Veja abaixo:

Para completar o jogo, as crianças precisam encontrar os pares com expressões que tenham o mesmo resultado. Por exemplo, a carta com a expressão 1+1 deve fazer par com a carta que tenha um cálculo de igual resultado, como 4-2. O programa indica automaticamente o número de tentativas e de acertos.

Essa atividade ajudar a desenvolver nas crianças a habilidade de calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. É uma habilidade prevista no Descritor 18 da Prova Brasil de Matemática.

Na seção “Planos de Aula” do Portal da Revista Nova Escola (http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula), há diversos recursos disponíveis, como vídeos, jogos, animações,  artigos de especialistas etc. que podem ajudar suas aulas de reforço na escola usando recursos de informática.

Bom trabalho!