A interpretação de textos por meio do trabalho com gêneros discursivos

A interpretação de textos por meio do trabalho com gêneros discursivos

Qual a receita para a paz mundial ou para fazer um amigo? Você é capaz de elaborar um anúncio para vender “A casa” expressa no poema de Vinícius de Moraes?

Essas e outras propostas de trabalho com gêneros textuais foram o resultado de uma divertida atividade prática que fez parte do primeiro ciclo de oficinas de formação de professores do Programa Integrar Eixo Educação 2016. As oficinas de Língua Portuguesa foram realizadas no mês de maio e conduzidas por Débora Moura, pedagoga e mestre em Linguística (PUC-SP). Participaram professores de 4º e 8º anos das escolas apoiadas pelo Programa, gestores escolares, o time de estagiários do Integrar e outros professores e técnicos das redes municipal e estadual de Paracatu.

A especialista falou sobre a importância da abordagem de ensino da Língua Portuguesa de cunho reflexivo, permeada por atividades predominantemente epilinguísticas, a fim de possibilitar a análise de seus efeitos no contexto escolar.

Ficou curioso para conhecer as receitas? Toda a produção da oficina, que inclui atividades com diversos gêneros textuais pode ser acessada aqui:

OLHAR Cidadão (coord.). O trabalho com gêneros discursivos: atividades e sequências didáticas para turmas de 4º/5º anos e 8º/9º anos do Ensino Fundamental elaboradas por participantes de oficinas de formação de professores do Programa Integrar. Paracatu: Programa Integrar da Kinross Paracatu, 2016. Disponível em: https://goo.gl/b7Os2w

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 Boa leitura!

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