Acesse aqui materiais das oficinas sobre Educomunicação!!!

Acesse aqui materiais das oficinas sobre Educomunicação!!!

Olá, pessoal.

Entre os dias 26 e 28 de março, a jornalista Daniele Próspero* desenvolveu palestras e oficinas sobre Educomunicação para bolsistas, educadores e parceiros do Programa Integrar – Eixo Educação 2014, além de palestra para alunos das licenciaturas de Pedagogia e Matemática da Finom – Faculdade do Noroeste de Minas – Campus Paracatu.

Nessas ocasiões, ela apresentou a pesquisa realizada em sua dissertação de Mestrado sobre Educomunicação no Programa Mais Educação (MEC)**. Apresentou também muitas dicas para atividades pedagógicas em sala de aula, com uso de recursos de comunicação. Acesse estes materiais nos links abaixo.

1. Apresentações

  • 26/03/14 – Palestra na Finom – dissertação de mestrado de Daniele Próspero – LINK
  • 27/03/14 – Oficina com bolsistas – fanzines e blogs na escolaLINK
  • 27 e 28/03/14 – Oficina com professores – jornais e rádios na escolaLINK
  • Material complementar – exercícios práticos e referências – LINK

2. Publicações diversas em PDF

  • Manuais e cartilhas sobre Educomunicação – LINK

3. Conteúdos específicos sobre o software gratuito Audacity (rádio na escola)

  • Clique aqui para baixar o programa – LINK
  • Clique aqui para assistir ao tutorial 1 (vídeo aula – 9 min) – LINK
  • Clique aqui para assistir ao tutorial 2 (vídeo aula – 13 min) – LINK

Você já desenvolveu atividades pedagógicas com seus alunos, com uso de jornal, rádio, fanzine ou redes sociais? Compartilhe conosco sua experiência, registrando um comentário abaixo.

*Daniele Próspero é Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), com foco de pesquisa em educomunicação e políticas públicas. Possui graduação em Jornalismo pela UMESP, além de especialização em Jornalismo Social, pela PUC-São Paulo, e em Educação Comunitária, pela Anhembi Morumbi. Há 11 anos atua em projetos do terceiro setor, na produção de conteúdo sobre a área para instituições como Senac, GIFE, Instituto Ethos, Revista Fórum, Revista Ideal Comunitário, entre outros, assim como na gestão e consultoria de projetos em educação, juventude, comunicação e mobilização social para entidades como Associação Cidade Escola Aprendiz, Instituto Unibanco, Instituto Votorantim e Instituto Verdescola. É sócia-fundadora da ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação), membro do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da USP e sócia-diretora da empresa Interação Desenvolvimento de Projetos de Comunicação e Educação. É autora do livro: Galera em Movimento – Uma turma que agita a transformação social do Brasil (2007), além de ter diversos artigos publicados em congressos nacionais e internacionais.

**PRÓSPERO, Daniele. Educomunicação e políticas públicas: os desafios e contribuições para o Programa Mais Educação. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes. São Paulo, 2013. Disponível em: http://goo.gl/iwmxdI