Primeiras ações realizadas na Escola Coraci

A Escola Municipal Coraci Meireles de Oliveira deu início ao Projeto Educação com a entrada de bolsistas e professores formadores em atividade  desde o dia 15 de agosto.  As ações preliminares foram de aproximação com a equipe escolar, em especial com a diretora Maria Inês e as professoras dos alunos de  5o. e 9o. anos, que são o público alvo do projeto.

Antes do início dessas atividades, a  equipe do projeto recebeu a planilha de avaliação solicitada à direção da escola, que permitiu uma análise do número e do tipo de dificuldades dos  alunos com maiores problemas de aprendizagem naquelas duas séries.

A partir dessa  base inicial de dados, o Professor Luiz Prazeres, coordenador pedagógico do projeto, analisou e selecionou, dentre as deficiências apontadas, aquelas que estão diretamente vinculadas ao conjunto de habilidades avaliado na Prova Brasil, que é objeto do  da intervenção do projeto no curto prazo.

Nas duas semanas seguintes – de 15 a 26 de agosto – os professores formadores  e bolsistas realizaram visitas à escola, estes com o própósito de observação e apoio em sala de aula, além de conhecer melhor os alunos e os educadores de cada turma.

No dia 26 de agosto, às 18 horas, o projeto foi apresentado oficialmente aos alunos e às famílias, com a presença dos bolsistas Darley, Ana Paula, Gracielle e  Suelen, dos professores formadores Dejanira e James, de representantes da Kinross e da equipe da Olhar Cidadão. Também estiveram presentes duas integrantes da Secretaria Municipal de Educação. Durante esse encontro com a família, a diretora Maria Inês e a supervisora Zulmira reforçaram o estímulo dado ao engajamento das famílias e a importância do projeto no apoio à aprendizagem dos alunos.

Na primeira semana de setembro, a Escola Coraci, assim como as demais escolas do projeto piloto, realizou a aplicação do primeiro simulado da Prova Brasil, cujo resultado será utilizado para fins de acompanhamento da evolução do desempenho dos alunos.

A Escola Coraci tem duas turmas de 5o. ano, com um total de  54 alunos, e duas turmas no 9o. ano, com um total de 69 alunos . Desse universo, o projeto vai trabalhar com grupos de dificuldades, identificados a partir da análise dos resultados do simulado da Prova Brasil. Abaixo, estão outras informações sobre a Escola.

Informações

Escola Coraci

Fundamental I – 5o. ano/alunos

54

Fundamental I – 5o. ano/professores

3

Fundamental II – 9o. ano/alunos

69

Fundamental II – 9o. ano/professores

8

Horários 5o. ano

13:00 às 17:30 h

Horários 9o. Ano

7:00 às 11:30 h

Número de salas 12 + 1 sala de recurso
Biblioteca

sim (+ sala para acervo)

Equipe professores

20

Supervisor

2

Vice-diretor

1

Diretor

1

EJA

Não

Total de alunos de 5º. e 9º anos

123