Aprendendo a aprender na era da conectividade

Sejam bem-vindas, sejam bem-vindos a mais um ano de trabalho e aprendizado!!!

Para começar bem o ano e nos preparar para a 1ª Oficina de Formação de Estagiários do Programa Integrar – Eixo educação 2017, que acontecerá na semana que vem, seguem dois conteúdos que queremos que vocês conheçam. Ao final, respondam às questões propostas.

O primeiro vídeo é com o professor Silvio Meira. Ele nasceu em Taperoá, na Paraíba, estudou a vida inteira em escolas públicas e, por essa razão (segundo suas próprias palavras), formou-se como engenheiro no ITA, é mestre em informática pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em computação pela University of Kent at Canterbury (Inglaterra). É considerado um dos mais importantes pesquisadores brasileiros na área de inovação em Ciência da Computação.

O segundo vídeo é com o professor Fábio Ribeiro Mendes. Ele é graduado, mestre e doutor em Filosofia pela UFRGS. Desde 2006, desenvolve projetos inovadores para desenvolvimento da autonomia no aprendizado, tendo recebido o Premio Educação RS 2010 (Sinpro/RS). Possui 5 livros publicados sobre o tema e é sócio-diretor da empresa Autonomia Soluções em Educação. Também é especialista em Ciência da Computação.

Como observarão, os dois vídeos abordam temas diferentes, mas complementares. O professor Silvio Meira fala de um aspecto mais abrangente, que são os desafios de educar (e aprender) no mundo contemporâneo. O conteúdo que o professor Fábio Mendes é mais operacional ou “prático”. Apresenta um método para que os alunos desenvolvam a autonomia no aprendizado, ou seja: para que desenvolvam a competência de “aprender a estudar”

Após assistir aos 2 vídeos, destaque um ponto de cada autor que mais lhe despertou a atenção como educador(a). Explique como esses 2 aspectos poderão auxiliar ou inspirar o seu trabalho como estagiária(a) do Programa Integrar. Use o campo de comentários abaixo e não se esqueça de se identificar.

Caso queira se aprofundar nesses conteúdos, v​ocê pode acessar os seguintes conteúdos: