Cultura de Paz na sala de aula

Cultura de Paz na sala de aula

No contexto escolar  falar sobre Cultura de Paz é essencial, pois cada vez mais, pais e professores tem encontrado dificuldades em conduzir situações relacionadas a indisciplina e relacionamento interpessoal.

Entre os dias 20 e 23 de maio, o Programa Integrar – Eixo e Educação recebeu em Paracatu a psicóloga e pedagoga Marielza Fernandez para um ciclo de palestras e oficinas voltadas a alunos, professores, bolsistas e famílias. Os temas que foram abordados nos encontros com a profª Marielza serão apresentados e detalhados numa sequência de posts aqui no blog Educando.

Para inaugurar esta série de posts, vamos começar com o tema “Cultura de Paz”.

Paz como Cultura é uma expressão cunhada pela UNESCO, em 1995, na Conferência de Yamoussoukro (Costa do Marfim). Neste ano, os Estados-Membros decidiram que a Organização deveria canalizar todos os seus esforços e energia em direção à promoção da paz mundial. Cinco anos depois, o ano 2000 foi decretado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o “O Ano Internacional da Cultura de Paz”. Foi criado um Manifesto a favor da paz, que só no Brasil superou a marca de 15 milhões de assinaturas.

Para instrumentalizar o trabalho em sala de aula e também para informar pais e alunos, separamos dois conteúdos sobre otema selecionados pela professora Marielza Fernandez:

  • Paz como se faz, semeado a Cultura de Paz nas escolas: trata-se de uma cartilha que apresenta textos teóricos e atividades para serem aplicadas em sala de aula, baseadas nos quatro pilares da Educação – aprender a conhecer, a fazer, a viver junto e a ser -, e nos seis princípios do Manifesto 2000 da UNESCO.
  • Tempos de Paz: a escritora Katherine Scholes, com uma linguagem assertiva e convincente, facilita o caminho do professor para trabalhar com a criança a questão da paz. A leitura do livro contribui para sensibilizar a criança a ter uma relação harmoniosa consigo mesma, com os outros e com a natureza.

E você, o que faz para promover a paz? Deixe aqui seu comentário. :-)