Dica de inclusão digital e Matemática: multiplicação e divisão

Trabalhando com os descritores da PROVA BRASIL nas aulas de reforço na escola.

—-

Olá, Educadores.

Toda criança que está na escola pode aprender.

Nossa proposta nesta série de dicas é ajudá-los a desenvolver em seus alunos as habilidades básicas de leitura e resolução de problemas. Elas serão úteis em todas as disciplinas e para o resto de suas vidas.

A dica de hoje são os vídeos e os testes on-line sobre as operações de multiplicação e divisão, desenvolvidos pela organização americana Khan Academy. Os vídeos são narrados em português. Os testes estão em inglês, mas são de fácil compreensão.

A ideia é ensinar essas operações de forma intuitiva, por meio de analogias e situações problemas do mundo real. Os testes on-line permitem a fixação das operações aprendidas, por meio de repetições.

Multiplicação básica

No vídeo abaixo, de forma coloquial e bem humorada, o autor utiliza conjuntos de frutas e moedas para explicar o conceito de multiplicação.

 

Acesse aqui (LINK) o exercício para fixação desse aprendizado. A criança deve executar 10 vezes a operação. O site indica os acertos e ainda dá dicas (hints) caso a criança apresente dificuldades.

Divisão básica

No vídeo abaixo, a operação de divisão é exibida como o ato de repartir em partes iguais um determinado conjunto, resultando em grupos de elementos.

 

Acesse aqui (LINK) o exercício para fixação desse aprendizado. O sistema avisa quando a criança erra o resultado, pedindo que refaça a operação.

Note que o educador apresenta as operações básicas de multiplicar e dividir traduzindo situações corriqueiras da vida da criança em expressões numéricas. Essas habilidades trabalham o Descritor 18 da Prova Brasil de Matemática.

Conheça aqui (LINK) a história de vida do fundador da organização Khan Academy.

Acesse aqui (LINK) mais vídeos de matemática traduzidos para o português pela Fundação Lemann.

Bom trabalho!