Dica de Matemática: jogo Paraquedas

Trabalhando com os descritores da PROVA BRASIL nas aulas de reforço na escola.

—-

Olá, Educadores.

Toda criança que está na escola pode aprender.

Nossa proposta nesta série de dicas é ajudá-los a desenvolver em seus alunos as habilidades básicas de leitura e resolução de problemas. Elas serão úteis em todas as disciplinas e para o resto de suas vidas.

A dica de hoje é o jogo Paraquedas, do livro Cadernos de Jogos do Mathema, da professora Kátia Smole e outros autores. Ele ajudará seus alunos a efetuar adições e subtrações mentais, dentre outros aspectos. É indicado para os 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.

Para jogá-lo, você precisará de um tabuleiro com números, como indicado abaixo, dois dados comuns e três marcadores, que podem ser tampinhas de refrigerante ou de canetinhas.

Divida a turma em duplas ou trios. Cada grupo deve receber um conjunto de tabuleiro, dados e marcadores.

Comece contando uma história. Diga que todos estavam viajando de avião e saltaram de paraquedas até a Ilha do Tesouro. Contudo, para chegar ao chão da ilha, precisaram atravessar muitas e muitas nuvens de números.

Regras do jogo

Cada paraquedista do grupo deve escolher uma coluna.

O 1º paraquedista lança os dados, analisa a 1ª linha, em sua coluna, e decide se quer somar ou subtrair os números. No exemplo abaixo, os dados caíram nos números 5 e 1 (subtração: 5 – 1 = 4). Uh-uh! Na 1ª linha, há um 4! Ele deve colocar seu marcador ali.

O 2º paraquedista lançou os dados e os números foram 4 e 4 (adição: 4 + 4 = 8). Que legal, na 1ª linha há um 8!

Os dados do 3ª paraquedista foram 6 e 1 (adição: 6 + 1 = 7; subtração: 6 – 1 = 5). Que pena! Na 1ª linha do 3º paraquedista, não há nenhum 7 ou 5. Ele deve esperar a próxima rodada.

Os paraquedistas podem se movimentar suas peças dentro da sua coluna, em qualquer direção, uma casa por vez. Ganha quem chegar primeiro à última linha. Ou seja, à Ilha do Tesouro!

Desenvolvendo habilidades

Essa atividade ajudar a desenvolver nas crianças a habilidade de calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. É uma habilidade prevista no Descritor 18 da Prova Brasil de Matemática. Bacana, não?

Ao final, proponha que escrevam uma redação, contando o que aprenderam. Estimule as habilidades de leitura e escrita de seus alunos.

Se eles gostarem, repita o jogo vários dias, como um aquecimento para sua aula.

Eles ficarão cada vez mais afiados em cálculos mentais!

Bom trabalho!

Modelo de tabuleiro:

Modelo de dado (dobradura):