Lição de casa é participação!

Lição de casa é participação!

A Fundação Educar para Crescer publicou em 2012 uma cartilha para pais sobre os benefícios da lição de casa no processo de aprendizagem das crianças. O arquivo virtual pode ser acessado AQUI.

Na época, foram impressos e distribuídos 4,8 milhões de exemplares. As orientações permanecem atuais e podem ser adotadas por famílias, mesmo aquelas em situação de vulnerabilidade social. É uma pauta importante, por exemplo, para uma reunião de pais na escola. Veja algumas dicas:

  • Muita organização: veja o que seu filho tem de lição de casa e qual a data da entrega. Ajude-o a organizar o tempo e evite que ele acumule as tarefas.
  • Nada de barulho: desligue a televisão e o rádio e tente eliminar sons que possam atrapalhar a concentração.
  •  Momento especial: faça coisas parecidas com a lição do seu filho. Enquanto ele faz contas, que tal rever o orçamento (do mês)? Evite fazer algo que pareça mais “interessante”.
  • Valorize o esforço do seu filho: mostre que você se interessa pela lição, mesmo que não conheça o conteúdo. Peça diariamente que ele lhe explique o que aprendeu de novo na escola.

Pesquisas comprovam (leia AQUI) que crianças que fazem lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras.

Fonte: Educar para Crescer – http://goo.gl/DIFYJ2