O desafio da educação por competências

O desafio da educação por competências

O desafio da educação por competências foi o tema central do Seminário Final de Resultados do Programa Integrar – Eixo Educação, que aconteceu em 12/12/2014.

Nessa data, no auditório da Escola Estadual Dr. Virgílio de Melo Franco (Colégio Polivalente), em Paracatu (MG), professores e gestores das 9 escolas apoiadas pelo programa em 2014 discutiram os resultados de projetos realizados com os especialistas em avaliação sistêmica, Professor Dr. Luiz Antonio dos Prazeres e  Professora Dra. Eliane Scheid Gazire. A oficina contou também com a participação de técnicos da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Regional de Ensino, além das gestoras do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal.

Os professores especialistas analisaram os resultados gerais do último simulado da Prova Brasil aplicado a cerca de 900 alunos, de 4º e 8º anos, nas escolas apoiadas. Discutiram também com educadores de cada escola as estratégias e resultados pedagógicos alcançados em projetos de Língua Portuguesa e Matemática realizados com apoio do Programa Integrar.

A principal questão debatida foi:

Como desenvolver as competências descritas na matriz da Prova Brasil por meio dos projetos de Língua Portuguesa e Matemática apresentados? Desafios, conquistas e aprendizados.

Neste encontro, foi apresentada também a proposta de Educação por Competências, formulada pelo professor Nilson José Machado, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, que pode ser melhor conhecida a partir das seguintes referências:

1. Educação por competências no ensino básico – Nilson Machado. Canal Univesp TV, 2012. Vídeo com 14min08 de duração. Disponível em: http://goo.gl/M4aOKm

2. Educação por competências – Nilson Machado. Edições SM Brasil, 2012. Vídeo com 20min42 de duração. Disponível em: http://goo.gl/5bjCuq

3. MACHADO, Nilson José. Educação – competência e qualidade. São Paulo: Escrituras, 2009.

4. ____. Sobre a ideia de competência. In: PERRENOUD, Philippe et al. As competências para ensinar no século XXI – Formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

5. Resumo elaborado pela equipe gestora do programa: Educação por Competências 15dez14

Boa leitura!