O professor como mediador de leituras

O professor como mediador de leituras

Ler para apreciar: este é o principal objetivo de um trabalho de mediação de leituras. A partir desta premissa que foi realizada nos dias 16 e 17 de abril a oficina de formação “Como desenvolver a cultura leitora no ambiente escolar: o professor como mediador de leituras”, ministrada por Reni Adriano, escritor e consultor em práticas de leitura.

A oficina faz parte das ações do Programa Integrar Eixo Educação 2015 e foi voltada à educadores e estagiários das escolas participantes do Programa.

Para Reni, os professores  possuem uma grande e especial  influência no processo formação de leitores, mas para isso precisam adotar estratégias e práticas que mobilizem o real interesse pela leitura.  Ficou curioso para conhecer mais sobre este trabalho? Clique aqui e baixe o pdf do livro escrito pelo nosso convidado “Confiar no texto, habitar os livros: práticas de leitura em bibliotecas comunitárias”.

Veja também uma  breve entrevista com Reni Adriano na ocasião da oficina.

Boa leitura!

Reni Adriano é consultor em programas de incentivo à leitura e em formação de leitores públicos em instituições como o Instituto EcoFuturo, ligado à empresa Suzano Celulose e Papel, e o IQE – Instituto Qualidade no Ensino, que desenvolve importantes trabalhos junto às Secretarias Estaduais de Pernambuco e São Paulo. Como escritor, recebeu o Prêmio Minas Gerais de Literatura 2009, na categoria ficção, e o Prêmio Machado de Assis 2010 da Fundação Biblioteca Nacional (3º lugar). Com o romance LUGAR(Tinta Negra) foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2011, na categoria Livro do Ano – Autor Estreante.