Participantes avaliam impacto das oficinas

Ao final da terceira oficina, realizada em 1º. de outubro, os participantes foram convidados a fazer uma avaliação dos encontros. Praticamente 100% deles avaliaram que os conteúdos irão ajudá-los no dia-a-dia em sua prática pedagógica. O mesmo percentual revelou que os conteúdos das oficinas mudaram sua forma de encarar a avaliação da Prova Brasil e apontou que gostaria de aprofundar os conhecimentos abordados.

A maioria da turma presente à terceira oficina sugeriu a continuidade do aprofundamento na elaboração de questões de acordo com os descritores da Prova Brasil e todos os participantes consideram-se motivados em trabalhar as habilidades avaliadas por esse exame. Mais importante ainda é que o grupo como um todo atribuiu às oficinas um alto grau de contribuição ao seu trabalho com os alunos e todos se mostram dispostos a multiplicar o conhecimento adquirido com os colegas e a incorporá-lo em sala de aula.

Com base nessa avaliação e em observações realizadas pela equipe técnica do projeto, será sugerido o formato e o conteúdo das próximas oficinas a serem promovidas em 2012. De modo geral, o objetivo dos três encontros de 2011 foi atingido, ao estimular a  apropriação de conhecimentos nas práticas dos professores em sala de aula, buscando não só a qualificação das avaliações como a revisão das estratégias de ensino e aprendizagem, que devem resultar na aquisição das habilidades de Leitura e Matemática por parte dos alunos do  5º e 9º anos do ensino fundamental.