Práticas de leitura na escola

Práticas de leitura na escola

O material multimídia indicado abaixo, foi desenvolvido pelo projeto on-line Plataforma do Letramento, desenvolvido pela ONG Cenpec, em parceria com a Fundação Volkswagen. Segundo esse projeto:

Letramento designa as diferentes práticas sociais mediadas pela língua escrita. São as práticas de leitura e escrita que ocorrem nos mais diversos domínios da sociedade, como no mundo do trabalho, da família, da participação social, da publicidade e, também, da escola, instituição que trabalha intencionalmente com o ensino da língua escrita.

Ler não é uma atividade simples. A prática envolve o domínio de diversos aspectos da língua que devem ser incorporados pelas crianças na consolidação da aprendizagem da escrita. Para desenvolver a competência leitora é necessário, além de conhecer o sistema alfabético, ter fluência e dominar a compreensão de textos, assim como participar ativamente de práticas sociais letradas. Nesse sentido, a escola tem um grande desafio como instituição que trabalha intencionalmente com o ensino dessa prática. Assim, algumas questões fundamentais se apresentam, por exemplo: Como a gestão escolar pode tornar seus espaços mais propícios à leitura? Como os professores podem estimular os alunos a gostar de ler? Como incentivar os estudantes a se tornar leitores autônomos e críticos?

O material multimídia indicado abaixo apresenta, de forma clara e ao mesmo tempo bastante aprofundada, as dimensões pelas quais os alunos podem passar na aprendizagem da leitura.

Clique aqui para saber mais sobre as três dimensões envolvidas na formação leitora: cultura letrada, fluência e  compreensão: http://goo.gl/C86ASd

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