Projeto com rodas de leitura traz bom resultado às aulas de Português

Projeto com rodas de leitura traz bom resultado às aulas de Português

As ações do projeto “O aluno é o autor” foram descritas no jornal Portal do Professor e inscritas no Prêmio Professores do Brasil 2014-2015.

Alunos que passam de leitores para narradores de suas próprias histórias. É isso o que está acontecendo em Milagres, localizada a 400 km de Fortaleza. Os estudantes da Escola Lindalva de Morais estão participando do projeto “O aluno é o autor”, em que eles aprendem sobre cultura e tradições do semiárido nordestino, além de coletarem mitos e lendas de suas comunidades para narração através de contos e crônicas, para criação de um livro.

As ações do projeto foram descritas no jornal Portal do Professor (MEC) e inscritas no Prêmio Professores do Brasil 2014-2015. Para participar, os alunos precisam cursar o 1º ou 2º ano do Ensino Médio. “Escolhemos alunos provindos da zona rural, matriculados no 1° ano nos turnos manhã e tarde, que apresentassem autoestima baixa e dificuldades de leitura e escrita”, explica a professora Aparecida Fabiana Pereira Fernandes, uma das fundadoras.

oalunoéoautor4-850x500

Além dos alunos com baixo nível de aprendizagem, foram envolvidos no grupo alunos com nível adequado de proficiência em Língua Portuguesa, para que junto com os demais pudessem prestar a necessária orientação aos demais. As rodas de leitura são realizadas com escritores regionais que abordam temas do cotidiano e do espaço identitário dos alunos, como obras de Ariano Suassuna, Patativa do Assaré, Flávio Morais, Lígia Fagundes Telles e Gabriel Garcia Márquez.

“Realizamos oficinas de criação literária em que procuramos desenvolver com os alunos estudos sobre tipologia e gêneros textuais, tipos de linguagem, como também estudar as principais figuras de linguagem e funções da linguagem”, explica Fabiana Pereira. “O Aluno é o autor” surgiu em abril deste ano e a coletânea foi finalizada em agosto.

oalunoéoautor3-850x500

A ideia de desenvolver as ações do projeto foi do professor de História Carlos César Pereira de Sousa, e surgiu a partir de uma reflexão dos resultados das avaliações externas, em que os alunos da nossa escola apresentaram nível de proficiência muito crítico em Língua Portuguesa. A inspiração veio das oficinas de criação de contos desenvolvidas pelo escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez publicadas no livro Como contar um Conto.

De acordo com os criadores, os alunos envolvidos apresentaram significativa melhoria no rendimento escolar, principalmente em Língua Portuguesa, e as disciplinas que envolvem leitura e interpretação de textos. “Além disso, todos aqueles envolvidos nos estudos e pesquisas do projeto desenvolveram autoestima e ganharam confiança para superar os desafios da aprendizagem”, conclui Fabiana Pereira.

Fonte: Jornal Tribuna do Ceará – http://goo.gl/tILvzS