Próximos passos após análise de resultados do Simulado

Após a realização do simulado da Prova Brasil,  com todas as turmas de 5o. e 9o. anos das três escolas do projeto-piloto,  a orientação sobre os próximos passos, já foi enviada para a equipe do projeto pelo Professor Luiz Prazeres.

Essas orientações foram:

1. Apurar resultados por escola e por turma  (5o. e  9o. ano) com lista de nomes e situação por aluno em cada habilidade (preferencialmente em excel)
2. Agrupar os acertos e erros dos alunos para formarmos os grupos de intervenção (que alunos estão com dificuldades, em quais habilidades de Português e Matemática). Assim, teremos com a leitura do gabarito aqueles descritores (habilidades) em que os alunos possuem êxito e insucesso.
3. Reforçar os êxitos obtidos e encaminhar ações que venham a resolver os insucessos. Conversar com os professores das escolas e compartilhar os resultados.

Na sequência,  a equipe deve imprimir ritmo mais intenso às atividades nas escolas:
4.  O próximo passo para os bolsistas é resolver as provas com os alunos (em grupos fora da sala de aula), cada um em sua disciplina, Leitura ou Matemática,  fazendo análise de erro com a turma.
5. Assim que esta etapa for cumprida, devem ser resolvidos mais exercícios, que podem ser retirados do caderno enviado ao professores formadores e também no próprio blog em   Material de apoio.
6. Após isso, dar continuidade aos exercícios, de acordo com as dificuldades detectadas,  trabalhando com alunos nas questões de compreensão de textos, de acordo com as habilidades avaliadas na Prova Brasil.