Sobre o Programa Integrar

O Programa Integrar é uma iniciativa da Kinross do Brasil que tem como objetivo participar da vida comunitária e contribuir para o desenvolvimento sustentável do município de Paracatu (MG), de acordo com as diretrizes do Plano Paracatu 2030.

O Programa trabalha desde 2011 com ações e projetos que buscam resultados efetivos de transformação social. Essas iniciativas estão divididas em quatro grandes eixos: Educação, Cultura, Educação Ambiental e Geração de Trabalho e Renda.

Eixo Educação

O Eixo Educação foi estruturado para contribuir com a qualidade da educação pública do município, por meio de estratégias voltadas para a elevação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Atualmente, em 2017, oito escolas fazem parte dessa frente.

O Programa parte da premissa básica de que toda criança que está na escola pode e tem o direito de aprender. Assim, a iniciativa envolve toda a comunidade escolar – alunos, família, professores e gestores. A visão do Programa é de longo prazo e seu compromisso com a rede pública se define em ciclos anuais.

Como funciona

As escolas envolvidas recebem uma série de ações durante o ano:

1. Reforço escolar desenvolvido com apoio de universitários bolsistas, incluindo aplicação de simulados.

2. Apoio a projetos pedagógicos com foco em disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

3. Apoio a ações de envolvimento de famílias dos alunos, estimulando maior participação na vida escolar de seus filhos.

4. Palestras e oficinas de formação sobre avaliações sistêmicas, abertas a todos os educadores da rede pública do município.

5. Oficinas de sensibilização da comunidade escolar (alunos, pais e profissionais) para a importância da cooperação entre família e escola.

6. Implantação e manutenção de acervo de gibitecas escolares.

7. Apoio em ações de comunicação das ações do Programa realizadas nas escolas.

Histórico

Em 2011, as primeiras ações foram implantadas em três escolas da rede pública, ainda em formato de projeto-piloto. Já em 2012, o Programa apoiou ações diretas em cinco escolas, centradas em alunos de 4º e 8º anos, além de atividades de formação de professores abertas a toda a comunidade escolar de Paracatu.

De 2013 a 2016, o programa atendeu entre oito e nove escolas das redes municipal e estadual, priorizando turmas que participam das avaliações educacionais censitárias da Prova Brasil (nacional).

Definiu-se como critério de escolha do público atendido o apoio a um mesmo grupo de alunos durante dois anos, possibilitando resultados mais efetivos:

  • Etapa de preparação: 4º e 8º anos (anos pares)
  • Etapa de realização: 5º e 9º anos (anos ímpares)

Assim, em 2017, serão atendidas turmas de 5º e 9º anos de 8 escolas estaduais (EE) e municipais (EM) de Paracatu (MG):

  • EE Affonso Roquette
  • EE Josino Neiva
  • EE Olindina Loureiro
  • EM Cacilda Caetano de Souza
  • EM Coraci Meireles de Oliveira
  • EM Gidalte Maria dos Santos
  • EM Prof.ª Márcia M. Meireles – CAIC
  • EM Prof.ª Maria Trindade Rodrigues

Comente aqui!

*
Para provar que você é uma pessoa (e não um spam script), digite a palavra de segurança mostrada na imagem. Clique na imagem para escutar um arquivo de audio da palavra.
Clique na imagem para escutar um arquivo de audio da palavra.

Spam Protection by WP-SpamFree