Você sabe para que serve a Prova Brasil?

Você sabe para que serve a Prova Brasil?

“Andando Brasil a fora, percebemos que ainda existe em alguns locais uma sensação de que a Prova Brasil não serve para quase nada. Em alguns discursos ouvimos que a Prova Brasil é apenas gasto do dinheiro público. Será mesmo que o Brasil precisa investir nessa prova? O que ela traz de benefícios que a justifique?

É largamente conhecido o uso da Prova Brasil para fins de cálculo do Ideb. Mas os resultados da prova vão muito além e têm um papel fundamental para a educação brasileira. Os resultados gerados a partir da Prova Brasil são utilizados para “oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas”.

Com o uso da Prova Brasil, pesquisadores de todo o Brasil, o MEC, os 26 estados mais o Distrito Federal, as mais de 5,5 mil secretarias de educação e cada uma das escolas do país, podem refinar o olhar sobre o que está e o que não está funcionando nos seus processos pedagógicos. Esta é a grande vantagem da Teoria da Resposta ao Item (TRI), permitir comparabilidade e saber se o que foi feito ao longo de dois anos teve ou não impacto significativo no aprendizado.”

Esse é um pequeno trecho do E-book “O impacto da Prova Brasil na educação pública”, publicado pelo Portal QEdu, em dezembro de 2015. A publicação aborda temas como:

  • A essência da Prova Brasil
  • E se a Prova Brasil não existisse?
  • A Estrutura da Prova Brasil
  • Para quê serve a Prova Brasil?
  • Os três usos da Prova Brasil

Para fazer o download gratuito, acesse: http://goo.gl/kmifgW